Pacientes que apresentam miopia, hipermetropia e astigmatismo podem se beneficiar com a correção por meio do Laser, que é um feixe de luz controlado por computador, que esculpe a córnea. A técnica do LASIK (Laser in situ keratomileusis) apresenta muitas vantagens sobre as outras técnicas, com menores riscos de cicatrização e de embaçamento corneano, menor desconforto pós-operatório, menor necessidade de medicação pós-operatória e a estabilização da visão mais rapidamente.
O Laser também pode trazer benefícios ao présbita, ou seja, aquele indivíduo que, após os 40 anos de idade, começa a apresentar dificuldades para as atividades de perto, como leitura, por exemplo, pois ao eliminar o uso de lentes corretoras para longe, poderá necessitar de óculos de baixo grau, apenas para perto.
Para se submeter à cirurgia o paciente deve apresentar olhos sadios e erros de refração estabilizados. O primeiro passo é procurar um oftalmologista, que avaliará cada caso em particular, informando a respeito dos riscos e benefícios da cirurgia.